LGR1300 – Briefing Virtual

Este guia irá auxiliá-los com informações para o melhor andamento da LGR1300.
Vamos fazer desse evento um exemplo de que, com a boa vontade de todos, conseguiremos praticar nosso esporte com segurança em meio a pandemia… contamos com a ajuda de vocês!

A base do Randonnée é a autossuficiência. Esta serve tanto para o andamento na prova, bem como navegação e entendimento do regulamento. Estude bem o mapa para evitar contratempos na navegação. Lembramos que o passaporte é o único documento que comprova as passagens pelos pontos de controle presenciais e sem ele não há como realizarmos a homologação. Cuide bem dele!

Por favor não deixe de ler a nossa  Randopédia.

ATUALIZAÇÃO COVID-19 (01/10/2021):
Em conformidade às normas relativas à liberação de eventos esportivos e eventos no Estado do Rio Grande do Sul, estaremos solicitando comprovação de vacinação (pelo menos a 1ª dose) emitido no Conecte SUS (em pdf), através do link abaixo (Google Forms):

https://forms.gle/E2biG3QbidrKKgk28

Mais informações sobre o tema:
https://www.estado.rs.gov.br/governo-divulga-mudancas-em-protocolos-para-estadios-casas-noturnas-e-eventos

É fundamental a leitura do REGULAMENTO

Este briefing está dividido em 5 partes:

  • Estrutura oferecida na prova:
    1- Duas Mochilas Dobráveis;
    2- Estacionamento no Local;
    3- Kit do Ciclista;
    4- Banheiros;
    5- Fotografia;
    6- Quatro Pontos de Sono;
    7- Carros de Apoio Identificados;
    8- Seguro de Vida, Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil;
    9- Medalha e Certificado Alusivos.
  • Recepção dos ciclistas/KITS:
    1- Itens Obrigatórios;
    2- Protocolo COVID-19;
    3- Retirada dos Kits.
  • Largada
  • O Trajeto:
    1- Andamento da Prova;
    2- Descrição do Trajeto (vídeo em breve);
    3- Cartão de Rota Virtual (PDF em breve);
    4- Resgate / Acidentes
  • Chegada

ESTRUTURA OFERECIDA NA PROVA

No evento LGR1300km estaremos oferecendo:

1 – Duas Mochilas Dobráveis

Modelo: 210D Ripstop. Com bolso frontal. Medidas 295 x 415 x 110 mm.
Estas mochilas estarão disponíveis para retirada com os kits e servirão como padrão dos Drop Bags (opcionais) para os PCs do Sono 1,2 e 4.
À saber: 1ª Mochila irá para o SONO1 e 2, enquanto que a 2ª mochila irá somente para o SONO4, portanto identifique as mesmas com nome e número, para que não haja transtornos no acesso à mesma no destino escolhido.
IMPORTANTE: Não colocar itens frágeis sem proteção, nem tampouco vidros, líquidos inflamáveis ou tóxicos.

2- Estacionamento no Local

Junto ao ginásio, durante todo período do evento, sem custos.
Lembramos que mesmo dentro de um local fechado e sendo oferecidos por gentileza da prefeitura, os veículos ali estacionados não estão cobertos por seguro do evento.
Busque a orientação do local adequado para estacionar com o grupo de voluntários, para facilitar a logística de largada e chegada dos ciclistas.

3- Kit do Ciclista

Composto por cartão de rota impresso (resumido) e o virtual em PDF, passaporte e adesivo de identificação de uso obrigatório (numerado).

4- Banheiros

O local de largada conta com banheiros masculino e feminino de uso individual e chuveiro (este para o final do evento).
No caso de uso do chuveiro, pedimos a gentileza que cada um traga seus próprios itens (toalha, sabonete, etc.) e após o uso que nos ajude deixando-o em condições e avisando o próximo ciclista que possa estar aguardando.
Caso algum banheiro, necessite de reposição de papel, etc, pedimos a gentileza de nos informar para melhor atendermos.

5- Fotografias

Teremos fotógrafos voluntários registrando tanto largada, quanto a pedalada e a chegada dos ciclistas. Porém pedimos a gentileza para que, durante a permanência na área comum de largada/chegada, fotos em grupo sejam com o uso de máscara. Na chegada, teremos um espaço (junto ao banner) para fotos individuais com a medalha, onde o uso da mascara será facultativo na área definida.
Pedimos gentileza e o apoio de todos em relação a isso, pois vivemos um novo normal em meio a pandemia.

6- Quatro Pontos de Sono

Quatro pontos de sono estão inclusos na sua inscrição. Sendo os de numero 1,2 e 4 em ginásios e o sono 3 na Pousada São Chico em São Francisco de Paula/RS. Todos com refeição incluída.
Itens de higiene pessoal e roupa de cama não serão oferecidos pela organização e devem ser despachado na bag se assim o ciclista desejar.

ORIENTAÇÕES E ESTRUTURAS DOS PCs do SONO

SONOS 1,2 e 4:

* Colchão inflável oferecido pelo clube;
* Vestiário disponível no PC (com chuveiro);
* Além do carimbo no passaporte na chegada ao PC do sono, por favor não esqueça de fazer o check-out do PC com um de nossos voluntários ao relargar para a prova;
* Para um melhor sono de todos, por favor não coloque seu celular ou qualquer outro aparelho para despertar. Nos comunique que horas quer ser despertado e lhe acordaremos.

SONO 3:

* Camas em quarto compartilhado, definidos por ordem de chegada;
* Além do carimbo no passaporte na chegada ao PC do sono, por favor não esqueça de fazer o check-out do PC com um de nossos voluntários ao relargar para a prova;
* Sem serviço despertar.

7- Carros de Apoio Identificados

Carros de apoio do clube estarão transitando durante todo o trajeto. Sua função é fazer registros fotográficos e verificar o andamento da prova. Além de ter a função de resgate dos desistentes (vide seção específica no final do briefing: “RESGATE”).
Por outro lado, permitiremos o registro de carros de apoio externos. Esses tem a função de ajudar os ciclistas registrados ao mesmo (vide seção abaixo) somente nos Pontos de Controle (sejam presenciais ou virtuais) ou nos Pontos de Apoio.
Nos P.O.I.s citados na rota não será permitido apoio externo, devido ao fato de ser somente ponto de interesse.
Carros de apoio não tem local reservado nos pontos de sono, nem tampouco à qualquer parte de estrutura oferecida pelo Les Gauchos em seus PCs (incluindo largada e chegada).
IMPORTANTE: Em complemento ao citado acima, Carro de Apoio Externo tem função de ajudar a organização em resgate de qualquer ciclista, vinculado ao mesmo ou não em seu registro, caso solicitado. Em caso de rejeição à este chamado, o mesmo terá seu registro retirado para o evento.

REGISTRO DE CARRO DE APOIO

Carros de apoio devem ser cadastrados via e-mail do clube: lesgauchosrandonneurs@gmail.com no prazo de até 3 dias antes do evento, independentemente de ter informado no ato da inscrição. Registros no dia do evento não serão mais aceitos.

No e-mail nos informar o seguinte:
– Evento/rota em que será registrado o veículo;
– Placa e modelo do veículo;
– Nome e telefone de contato do motorista;
– Nome dos ciclistas que serão apoiados pelo veículo.

Informamos que carro de apoio sem registro será ponto de desclassificação dos ciclistas envolvidos (Art.7 do regulamento).
E que carros de apoio registrados tenham recebido orientação sobre o os procedimentos e do andamento do evento, sob pena do mesmo artigo do regulamento.

Os carros de apoio receberão um adesivo de identificação numerado, que deverá ser colocado no vidro traseiro do veículo.

8- Seguro de Vida, Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil

Os ciclistas inscritos estão cobertos por seguro, em conformidade ao regulamento do Audax Club Parisien e Randonneurs Brasil.
Carros de apoio ou veículos dos participantes não estão cobertos por seguro do evento.

9- Medalha e Certificado Alusivos

A LGR1300, assim como todos os eventos dos Les Gauchos Randonneurs premiam os ciclistas que concluírem o trajeto com uma medalha alusiva ao evento. Àqueles que tiverem êxito dentro do tempo limite, teremos o certificado, posterior homologação junto à ACP, Randonneurs Brasil e Les Randonneurs Mondiaux.
Medalhas francesas podem ser encomendadas para os homologados (vide seção CHEGADA).

RECEPÇÃO DOS CICLISTAS/ KITS

Para facilitar o descanso prolongado dos ciclistas e o melhor andamento da largada, estamos disponibilizando a entrega de kits dos ciclistas antecipadamente. A entrega antecipada é opcional, ocorre entre as 18 e as 21h de 29/10/2021 no Centro de Convenções Qorpo Santo em Santo Antônio da Patrulha (fica ao lado do Ginásio Caetano Tedesco).
Também estaremos recepcionando os ciclistas dia 30/10/2021 a partir das 05:45 no local de largada.

Visto que enfrentamos um momento de pandemia, solicitamos a gentileza que os ciclistas cheguem ao local do evento o mais pronto possível para iniciar a pedalada. Solicitamos isso visando agilizar o processo de entrega dos kits e posterior largada.

Recepção e entrega de kits acontecerão Centro de Convenções Qorpo Santo (que fica ao lado do Ginásio Caetano Tedesco)
O Qorpo Santo está localizado na Rua Bolívia, s/nº | Bairro: Pitangueiras | Santo Antônio da Patrulha – RS
Link da localização do Google: Qorpo Santo

1- ITENS OBRIGATÓRIOS DE SEGURANÇA:

Os itens abaixo listados são de porte obrigatório em todo evento, de forma individualizada (conforme regulamento do clube e em conformidade aos protocolos de combate à COVID-19 :

  • MÁSCARA DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (não serve bandana, etc) a qual será de uso obrigatório em todos locais de convívio comum como PCs e PAs, Estabelecimentos Comerciais (conforme orientação de cada estabelecimento), no Sítio (tanto na retirada do kit quanto na chegada) buscando a segurança de todos na prevenção da COVID-19.
    FICANDO FACULTATIVO O USO DURANTE A PEDALADA E NA ÁREAS DELIMITADAS DE ALIMENTAÇÃO OU DO BANNER COM A MEDALHA“;
  • ÁLCOOL GEL DE USO INDIVIDUAL;
  • CAPACETE;
  • COLETE REFLETIVO, porte obrigatório durante o evento independentemente se for diurno ou noturno, sendo necessário o uso em condições de baixa visibilidade (noite, chuva, neblina, etc). Quanto ao modelo somos flexíveis podendo ser em X, porém deverá ter boa área refletiva e estar em boas condições de uso;
  • FAROL, independentemente da distancia e condições climáticas, deverá funcionar em modo contínuo em condições de baixa visibilidade;
  • PISCA TRASEIRO NA COR VERMELHA, independentemente da distancia e condições climáticas, deverá funcionar em modo contínuo em condições de baixa visibilidade e podendo ser no modo piscante durante o dia em rodovias com fluxo acentuado de veículos.
  • ADESIVO DE IDENTIFICAÇÃO, que será entregue na retirada dos kits, contém uma numeração que facilita a identificação na estrada. Deverá ser colado no capacete na parte da frente e ser usado durante o evento.
  • COBERTOR DE EMERGÊNCIA, deverá acompanhar o ciclista em todo percurso, sendo eventualmente encontrado para venda em casas de caça e pesca ou em vendas online

    A AUSENCIA DOS ITENS ACIMA DESCRITOS PODE ACARRETAR A DESCLASSIFICAÇÃO DO ATLETA E RETIRADA DO EVENTO, POIS REPERCUTEM NA SEGURANÇA DE TODOS.

2- PROTOCOLO COVID-19

Nossos eventos seguem uma série de protocolos de segurança que estão listados de forma mais completa em:
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
No ato da chegada, ainda no portão de entrada, um voluntário irá recepcioná-lo e medir a temperatura de cada pessoa que estiver chegando no local. Será vetado o acesso de pessoas com temperatura acima de 37,8ºC.
Unindo esforços conosco sugerimos também, dentro da possibilidade de cada um, que verifiquem sua própria temperatura também ao sair de casa, maximizando a segurança de todos.
Até o momento da largada, informamos que a máscara é de uso obrigatório.

ATUALIZAÇÃO COVID-19 (01/10/2021):
Em conformidade às normas relativas à liberação de eventos esportivos e eventos no Estado do Rio Grande do Sul, estaremos solicitando comprovação de vacinação (pelo menos a 1ª dose) emitido no Conecte SUS (em pdf), através do link abaixo (Google Forms):

https://forms.gle/E2biG3QbidrKKgk28

Mais informações sobre o tema:
https://www.estado.rs.gov.br/governo-divulga-mudancas-em-protocolos-para-estadios-casas-noturnas-e-eventos

3- RETIRADA DOS KITS

Haverá entrega antecipada (opcional), conforme indicado no início desta seção.
Caso opte retirar o kit no dia do evento, a mesma acontecerá a partir de 1h antes da largada. Ao chegar, por favor dirija-se à mesa próxima aos voluntários para preenchimento do termo de responsabilidade. Após o preenchimento do termo de responsabilidade, acesse a fila para retirada do kit. Após esse momento teremos uma interrupção para a largada. Retomaremos após o ultimo pelotão largar. Caso alguém tenha chegado atrasado informamos que a tolerância máxima de largada é de 1h.
Inicialmente busque o balcão de entrega e faça a assinatura do Termo de Responsabilidade e retire seu kit composto por:
– Saquinho Zip;
– Passaporte;
– Cartão de Rota;
– Adesivo de Identificação;
– Adesivo Les Gauchos.

Devido ao momento da pandemia, solicitamos que na necessidade de fazermos fila na retirada, que a esta seja respeitando a distância entre os indivíduos em pelo menos 1,5 metros.

LARGADA

A largada será realizada em momento único às 7h de 30/10/2021.

Para um melhor andamento do evento, solicitamos que todos estejam prontos para a largada à pelo menos 15 minutos do horário oficial. Considerando isso, teremos uma interrupção no acesso dos veículos, visando auxiliarmos os ciclistas que estarão alinhando para a largada.

Os minutos que antecedem a largada são dedicados às últimas informações, as quais faremos pelo microfone. Também haverão registros fotográficos neste processo.

A largada ocorre com o anúncio do organizador, junto ao portão e segue com ritmo controlado atrás do carro da organização nos primeiros quilômetros. Pedimos a gentileza que aguardem o sinal do voluntário liberando para o andamento livre da pedalada, que ocorrerá logo mais à frente.

Não haverá interrupção do trânsito, portanto os ciclistas deverão atender sempre às regras do C.T.B. (conforme regulamento).

Lembramos que o sucesso do evento tem como premissa todos retornarmos as nossas casas sãos e salvos e ainda estamos em situação de pandemia.

Em caso de atraso, o ciclista poderá largar em até 1h após a largada oficial, sem atualização no tempo limite de chegada.

O TRAJETO

O trajeto da LGR1300 tem 1310,8km de extensão, com 17.575m de altimetria acumulada (vide RideWithGPS) e tem 120h decorridas para conclusão.
A rota é composta (além da Largada e Chegada) por:
– 3 Pontos de Controles (PCs) presenciais;
– 4 Pontos de Sono (PCs do SONO);
– 14 Pontos de Controle Virtuais (FOTO/Selfie);
– 8 Pontos de Apoio (sendo 1 ponto de apoio mecânico – NIED BIKE CENTER);
– 10 Pontos de Interesse (P.O.I) para facilitar o reabastecimento durante o trajeto.

Lembramos que os registros de todos os pontos de controle são de reponsabilidade do ciclista, assim como o porte e a manutenção do passaporte. Portanto, não esqueça de fazer o registro do seu passaporte nos controles presenciais e do Sono, além dos registros fotográficos solicitados (PCs Virtuais/Foto/Selfie).

PERCURSO DA LGR1300:

LGR 1300: 1310,8km / 17575m Altimetria

PONTOS DE CONTROLE:

Pontos com registro obrigatório em passaporte ou registro por foto (conforme indicado).

Pontos de Controle da LGR1300km

PONTOS DE APOIO:

Pontos de parada opcional e com possibilidade de apoio externo (conforme regulamento).

Pontos de Apoio da LGR1300km

PONTOS DE INTERESSE (POI):

São locais sugeridos pela organização para eventuais reabastecimentos ou descanso, não sendo permitido apoio externo nestes locais.

P.O.I.s da LGR1300km

1- Andamento da Prova:

Após a largada, deixaremos o local de largada para focar no andamento do evento na estrada. Logo a permanência de terceiros no local do evento não será permitida.

Os carros da organização estarão circulando pelo percurso, com o intuito de fazer registros fotográficos, verificar o cumprimento do regulamento e em casos extremos resgatar os ciclistas com necessidades. Os telefones de contato estão no cartão de rota que será entregue no dia do evento.

Não será oferecido alimentação ao longo do trajeto pelo clube, exceto água e fruta nos PCs presenciais. Refeições inclusas somente nos Pontos de Sono.

2- Descrição do Trajeto:

VÍDEO EM BREVE

3- Cartão de Rota Virtual

Disponibilizamos o cartão de rota de forma mais completa para download em PDF, através do link abaixo:

4- Resgate / Acidentes

Os carros de apoio oficiais do evento (sejam da organização ou externos) estão disponíveis para o resgate dos ciclistas.
Porém, cabe lembrar da preferencia de atendimento em casos de acidentes com lesão, etc.

RESGATES:

Os resgates serão efetuados de acordo com a disponibilidade dos carros de apoio durante o trajeto. Para tanto, é necessário que nos seja informado por Telefone/Whatsapp o nome do ciclista e sua localização exata. A partir daí iniciaremos o deslocamento para o resgate.
O ciclista será levado junto com a organização, e a partir desse ponto este poderá optar:
– Ser alocado num local seguro no decorrer do trajeto, para retorno ao ponto de largada com um terceiro (amigo/parente);
– Ser levado à rodoviária mais próxima no trajeto para retornar ao local de sua preferencia;
– Seguir com o carro de apoio para o próximo ponto de Sono, retornando ao local de largada após o fechamento deste com a organização (ou terceiro).

O clube não disponibiliza um resgate exclusivo para cada ciclista, ou com retorno imediato ao local de largada. E durante todo período do resgate o ciclista deve permanecer com sua máscara de proteção no carro de apoio.

ACIDENTES:

Em caso de acidentes com lesão, estes tem prioridade sobre todo o evento.
Os ciclistas que estiverem mais próximos tem o dever de chamar o SAMU (telefone 192) imediatamente para atendimento. Informar a organização sobre o nome do ciclista, sua localização e aguardar pelo menos a chegada do serviço de emergência.
Todo tempo que for utilizado para este atendimento, desde que comprovado, será descontado do tempo de prova dos ciclistas envolvidos no atendimento/resgate. OMISSÃO DE SOCORRO GERA DESCLASSIFICAÇÃO NO ATO.
Carros de apoio, mesmo os externos, tem o dever de parar para atender um chamado de acidente com prioridade.
Em caso de lesão leve, o ciclista acidentado pode retornar à prova, por sua conta e risco (cumprindo todo o trajeto, sem atalhos). Porém não recebe o bônus de tempo como os ciclistas envolvidos no atendimento.

CHEGADA

Os ciclistas deverão, no ato da chegada, colocar a máscara e se dirigir ao voluntário no mesmo local de retirada do kit e entregar o passaporte para conferência e anotação do tempo total do trajeto.
PCs Selfie também deverão estar disponíveis para conferência (mesmo quando já conferidos em Controles Presenciais).
Teremos disponíveis para encomenda a MEDALHA FRANCESA, que deverá ser paga no ato no valor de R$ 80,00.
Àqueles que desejarem, o Les Gauchos possui uma loja na qual disponibilizamos para a compra artigos do clube como camisetas casuais, camisa de ciclismo, bermudas, etc… informe-se com nossa equipe durante o evento.
Após a comprovação do trajeto concluído com sucesso, iremos disponibilizar Certificado e Medalha do Les Gauchos Randonneurs.
Teremos um espaço especial para fotos, onde o ciclista poderá eternizar a sua conquista em nosso banner. Fotos individuais nesse espaço delimitado poderão ser sem o uso da máscara, pois são opcionais.
Lembramos que o Les Gauchos disponibiliza o material (foto/vídeos) em seu site lesgauchos.com.br e no seu perfil social @lesgauchos 7 dias após o evento, sem custo algum.

Tradicionalmente, o Les Gauchos e sua equipe de voluntários fazem uma pequena, mas animada, confraternização com os ciclistas ao final de cada evento. Pois, como vocês nós amamos o ciclismo e pedalamos nossas rotas para propiciar uma boa experiência e muitas histórias para contar.

Quaisquer dúvidas adicionais podem ser direcionadas ao nosso e-mail de contato: lesgauchosrandonneurs@gmail.com

Grande abraço a todos e até a largada!

Equipe Les Gauchos Randonneurs

%d blogueiros gostam disto: